quinta-feira, 20 de maio de 2010

Proposta - Abrigos




Abrigo 01: Abrigo Paralelo

O abrigo será feito em formato amebóide, sustentado por hastes de metal e revestido de um pano escuro. Suas paredes serão diversas e terão contato quanto com quem esta dentro do abrigo quanto com quem esta fora.

Paredes:

-acetato: a idéia dessa parede é evidenciar algum ponto da paisagem do local e convidar a pessoa a intervir nele. Ela servira como uma espécie de tela, onde a pessoa (através de desenhos) fará a sua intervenção nessa paisagem.

-parede de cheiros: possuirá compartimentos que “guardam” os cheiros da cidade, como por exemplo pipocas (que remetem a praças), frituras (que remetem ao centro da cidade), cigarro ( que remete à poluição), etc.

- parede de texturas: provocar os sentidos

Além dessas paredes o abrigo possuirá uma “salinha” reservada (separada do resto do abrigo por uma cortina de pano), que terá um teto com um emaranhado de cordas e em seu interior um projetor fotosensível (que “foge” quando as mãos da pessoa se aproximam), alem de balões de Helio.O emaranhado de cordas, tem como objetivo explicitar a complexidade do trânsito tanto de pedestre, quanto de carros na cidade.


Abrigo 02: Abrigo da Violencia

O abrigo será em formato de um corredor composto por três espaços. Cada espaço terá cerca de 1m de largura, 1m de profundidade e 2m de altura e serão separados um do outro por cortinas de tecido preto. Seu exterior será formado por compensado de madeira ou algum material do gênero e estruturas desmontáveis (provavelmente de metal) que darão suporte ao abrigo.

Descriçao de cada espaço:

1º espaço:” Olhos que seguem”- Possuirá a entrada (feita de cortina e rellays de mercúrio) e quando a pessoa entrar, o rellay acionara um seqüência de leds brancos de auto brilho dispostos em olhos (que serão pintados nas paredes internas) dando a sensação de perseguição/discriminação/preconceito. Além disso, o espaço possuirá sons de respirações ofegantes.

2º espaço: “Câmera lenta” – O espaço será todo preto e possuirá apenas uma lâmpada de luz estroboscópica (dá a sensação de câmera lenta aos movimentos da pessoa) juntamente com sons de passos (reforçando a idéia de perseguição). Obs.: todos os dispositivos serão acionados pelo rellay de mercúrio presente na segunda cortina.

3º espaço: “Choque” – O espaço será todo escuro e possuirá apenas um retroprojetor caseiro de cor vermelha em seu centro. Ele será feito em formato de caixa e uma de suas faces será cortada, dentro dele haverá uma lâmpada e imagens chocantes imprimidas em papel de retroprojetor. As imagens serão trocadas pela própria pessoa através de uma manivela presente no exterior da caixa. A saída desse espaço será na lateral uma vez q a projeção estará no fundo da mesma. Obs.: O acionamento do projetor será pelo rellay de mercúrio presente na terceira cortina.

Abrigo 3: Abrigo da Distorção

O abrigo terá formato cilíndrico e um teto “cônico” (formato de guarda chuva). Suas paredes serão feitas de acetato e seu exterior revestido de insulfilm de modo que seu externo reflita a paisagem do local e seu interno seja capaz de mostrar o que acontece fora do abrigo. Seu objetivo é distorcer a imagem que as pessoas tem das coisas.

Descriçao do espaço:

Possuirá um globo espelhado central (refletira pontos “quebrados” de luz), nas paredes mais espelhos quebrados, papéis laminados, objetos côncavos e convexos e no centro um tecido branco esticado de modo que de um lado dele haverá uma lâmpada onde uma pessoa fará imagens (tanto com as próprias mãos quanto com objetos presentes no abrigo) e do outro haverá alguém que verá a silhueta formada pelo outro sem saber exatamente como a mesma foi feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário