terça-feira, 4 de maio de 2010

Objeto Interativo com circuitos- a foto será postada posteriormente

Meu Objeto consistia em uma "barra" de madeira, onde adicionei 6 imãs e circuitos.

Inicialmente, meu objetivo era fazer um tiro ao alvo da seguinte maneira:
O tiro, foi baseado na idéia do Canhão de Gauss - coloquei os imãs sobre a barra de madeira, e na frente de cada um, 2 bolinhas e deixei uma solta, que seria a que iniciaria o processo do disparo(ao todo foram utilizadas 13 bolinhas!). As bolinhas, ao baterem nos imãs e umas nas outras, iam transferindo energia cinética, fazendo que no final, a ultima bolinha saísse com bastante força.
Já o alvo, possuíria formato cúbico (possibilitando vários pontos onde a pessoa poderia acertá-lo), e em 4 faces desse cubo, teriam circuitos que seriam acessos pela pressão que a bolinha faria ao bater nele.Apresentei a idéia ás professoras, que aceitaram, e me deram mais idéias complementares.O protótipo deveria ser apresentado em 4 dias, já com pelo menos os circuitos feitos.
Devido ao pouco tempo, tive um pouco de dificuldades. Primeiro em achar um local que vendesse imãs tão potentes e segundo, na parte do circuito, pois além do pouco tempo, eu nunca havia feito um.

Na apresentação do protótipo, o circuito teve um bom funcionamento, mas a bolinha não foi atirada c bastante força(eu não havia conseguido um material que colasse o imã com eficiencia!). Me aconselharam a tirar o alvo, o que dificultou posteriormente, que o objeto se tornasse mais interativo.

Como no dia da entrega do protótipo eu já havia levado o trabalho quase pronto, ficou muito difícil mudar a idéia e principalmente explorar a barra de madeira de outras formas. Então, após muito pensar e sem querer perder todo o trabalho anterior, resolvi adicionar mais dois circuitos a barra, para que quando a bolinha passasse, aciona-se os circuitos e os led's acenderiam.

Conclusão:Admito que apenas a barra de madeira com imãs e led's ficou pouco interativa. Como não entendia de circuitos e nem de materiais, fiquei com bastante receio de ousar demais, até porque, inicialmente minha idéia era uma e após ter quase a completado tive que explora-la de outra forma. O Objeto parece realmente inacabado com seus fios e circuitos aparecendo, mas eu queria oculta-los, só não o fiz porque uma das professoras me indicou a deixar tudo á mostra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário